BlogBlogs.Com.Br

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Museu da Língua Portuguesa

Lembro-me muito bem qual foi a sensação de descobrir que haviam criado um Museu da Língua Portuguesa. Estava na faculdade ainda, e neste dia também fui muito empolgada anunciar a exposição que estava lá: Clarice Lispector.
Bem, eu fui nessa exposição e fiquei abestada... foi minha primeira vez. Cada vez que vou lá me surpreendo como nossa língua pode nos trazer novidades, SEMPRE.
Até janeiro do ano que vem a exposição será sobre Fernando Pessoa. Para meus companheiros que estão na faculdade ou apenas para apreciador desse grande escritor, vale muito à pena!

Aliás, quem passar por São Paulo e se diz admirador de Arte, Língua também é Arte! A nossa, então, é muito mais!
Mas para ir ao MLP deve-se ir com tempo, são 3 andares de pura criatividade dos curadores. O primeiro andar é sempre reservado para as exposições temporárias, neste caso, agora está a de Fernando Pessoa.
O segundo andar é o mais atrativo e o maior: há vídeos contando a história de nossa língua; uma árvore filológica; linha do tempo; além de uma mesa com palavras formadas de prefixos e sufixos, que ao formarmos as palavras aparece um vídeo explicando sua formação.
No terceiro andar, há o auditório, onde podemos nos encantar com um vídeo extraordinariamente criativo e encantador. Eu quase chorei na primeira vez que o assisti!

O que dizer? Será que eu conseguiria um emprego ali? :-)
Para mais informações: http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/index.php

Um comentário:

Unknown disse...

Ah, meu caros!! Concordo com você em gênero número e grau!! Língua Portuguesa é uma arte belíssima!
Sou da Bahia e estive em SP em outubro/2009 e fui primeiro visitar a Pinacoteca. Fiquei lá por umas 2 horas, sem saber que o Museu da Língua Portuguesa ficava ao lado. Coisa de turista, hehe!
Lá fiquei E-N-C-A-N-T-A-D-A!! Senti o tempo parar lá dentro. Quando dei por mim, já havia passado quase 3 horas lá, com vontade de ficar um dia inteiro!
Bom saber que haverá uma exposição de Fernando Pessoa em janeiro/2011. Pretendo voltar nesse período a Sampa. Tomara que dê certo.
Abraços!