BlogBlogs.Com.Br

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Hipermetrope

Você alguma vez já parou para pensar como se escreve hipermetrope? Se não pensou, provavelmente seja porque você não sofra de hipermetropia; porém, se pensou, aposto que pensou em uma proparoxítona.

Na verdade, segundo o Aurélio (e o Houaiss vai no mesmo sentido), a palavra hipermetrope não possui acento, que seria obrigatório no caso de ser ela proparoxítona¹. Veja o que diz o verbete do dicionário:

hipermetrope. Adj. 2 g. e s. 2 g. Que ou quem sofre de hipermetropia.

Ou seja, a silaba tônica é, na verdade, a sílaba "tro". Raramente você irá ouvir alguém falando assim; contudo, ao menos no que se refere à escrita padrão, use a forma correta.

No entanto, se você nunca ouviu falar nessa palavra e ficou sem entender esse tópico, segue abaixo a explicação do Aurélio eletrônico para hipermetropia:

hi.per.me.tro.pi.a
s. f. Oftalm. Desordem da visão, que consiste na impossibilidade de o paciente ver com nitidez os objetos que estejam perto.

Ou seja, a hipermetropia produz o mesmo efeito da "vista cansada" ou presbiopia, dificultando a visão de objetos muitos próximos, devido a uma mudança na distância de foco. Assim, se você vir alguém de idade não muito avançada distanciando o livro para ler, já sabe como chamá-lo sem ofender.

¹Regra sem exceção, algo raro no Português: "Todas as proparoxítonas são acentuadas".

Nenhum comentário: