BlogBlogs.Com.Br

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Reforma Ortográfica - opinião

Eis que o Professor Pasquale se manifesta a respeito do que pensa sobre a Reforma:

Pasquale diz que usará a velha ortografia até 2012

Da Redação
Em São Paulo


Declaradamente contrário à nova ortografia, o professor de português e colunista da Folha Pasquale Cipro Neto tirou dúvidas enviadas pelos internautas à Redação do UOL Educação sobre as regras da reforma ortográfica.

O professor criticou a implantação das novas normas antes de todas as dúvidas de grafia serem resolvidas - lacunas criadas pela imprecisão de certos trechos do novo acordo ortográfico - e disse que vai usar a ortografia antiga, em suas comunicações pessoais, até dezembro de 2012, quando somente a nova grafia será considerada como correta. Assista ao bate-papo e veja outras dicas no especial Reforma Ortográfica.

O bate-papo está disponível no site: http://educacao.uol.com.br/portugues/reforma-ortografica/2009/02/02/pasquale-bate-papo.jhtm

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Bem e mal - mau e bom

Até hoje ainda há pessoas que se confundem com as letrinhas do mal e mau. Eu sempre gostei de ensinar por analogias. O que faço com meus alunos?

Pensem nos contos de fadas que algum dia vocês já ouviram. Pensaram? Lembram-se da Chapeuzinho Vermelho e dos Três Porquinhos? Há o lobo mau! Agora troquem esse lobo, por um bem bonzinho, ficaria lobo bom, certo?

Ok, mas como saber que escreve com u mesmo? Calma, na verdade a manha está no bem e bom!

Lembrem-se agora da famosa pergunta:- Oi, tudo bem? - Eu to bem, e você?
Eu não posso de jeito nenhum perguntar Tudo bom?! conseguiram entender por quê?

Explico os termos apenas para essas situações: bom é quem tem todas as qualidades adequadas a sua natureza ou função (ser bom em algo) ou o caráter de uma pessoa (ele é bondoso).
bem é uma qualidade atribuída a ações e obras humanas que lhes confere um caráter moral (Faça o bem sem ver a quem) - nesse caso aqui, ele é mais personificado. Ou então, trata-se do estado espiritual ou físico de alguém, ou seja, o bem-estar da pessoa.

Por isso, se perguntarmos a alguém se a pessoa está boa, não estou me referindo ao bem-estar dela, aliás, não tem nem sentido essa pergunta para o seu contexto.

Então, já que estamos falando em bem-estar, quando ficamos doentes, ficamos mal.

Conseguiram assimilar?
Bem-estar (mal com L)
Ele é uma boa pessoa (mau com U)